Um dos mais conhecidos super heróis dos quadrinhos teve uma de suas origens reveladas no FIQ. O Batman, criação de Bob Kane, recebeu esse aspecto graças a desenhos de Leonardo da Vinci. O pintor renascentista já projetava em sua época engenhocas que fossem capaz de transferir ao homem a capacidade de voar. Denominado "Flying Bird-Man" a vestimenta de da Vinci valorizava as asas de forma semelhante às que mais tarde seriam redesenhadas por Kane.
Essa semelhança foi usada pelo quadrinista para justificar a sua legitimidade na criação do personagem. O autor usou desse argumento para afirmar que Leonardo da Vinci havia influenciado sues desenhos e também para colocar a idéia do Batman num período anterior ao da déada de 1930, negando possíveis influencias do Superman, Fantasma, Zorro e outros personagens já famosos na época.
De acordo com Diego Fonseca, 24, leitor desde a infância de Batman, Bob Kane foi um dos mais inovadores quadrinistas que ele já conheceu. "Bob Kane teve uma sacada genial ao buscar num dos maiores artistas da humanidade a inpiração para seu personagem, no fundo ele sabia que a alma de da Vinci traria sucesso certo ao Batman.".
Desenho de da Vinci no canto superior esquerdo e as criações de Bob Kane
Entretanto existem controvérsias. Um site na internet chamado Original Batman mostra algumas evidencias de que a criação de Kane de 1939 só surgiu após os desenhos de Frank D. Foster II serem rejeitados por todas as grandes publicações de quadrinhos ainda em 1932.
Julio Abrantes, 36, não acredita nesse argumento. "Sempre existem oportunistas para tentar manchar obras e a imagem de figuras importantes, é normal de que apareceria alguém para tentar ganhar os créditos de Bob Kane."
A exposição do homem-morcego foi uma das mais visitadas ao longo do FIQ, podendo-se notar a presença de variadas gerações, desde senhores "cinqüentões" a garotinhos de 6 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário