segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Batman Begins

Três salas contaram as sete décadas de história do Batman

Dos quadrinhos para as telas de cinema, o lendário homem-morcego entretém, há 70 anos, uma legião de fãs. O Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ) se encarregou de mostrar um pouco do início de toda essa trama. Ao alcance dos olhos, as revistas em quadrinhos ficaram em exposição relembrando uma época onde a diversão e a animação não eram vindas da televisão ou da internet. Um retrospecto no tempo onde a leitura de super-heróis se incumbia de ocupar as horas e de levar entretenimento aos amantes da ficção.

Na exposição, os cartuns do Batman constroem a sua origem, seus mistérios e lutas. A cada ano, nota-se a evolução da técnica do desenho, do emprego de cores ou da ausência delas. Um verdadeiro apanhado geral de toda a história do homem que inspirou a criação de novos heróis e que semeou dentro de cada um de seus leitores o espírito de combater o mal com o bem.

O maranhense Ubiratã Teixeira, de 53 anos, tem uma longa história com o cruzado encapuzado. “Conheci o Batman pelo meu pai. Na minha época, ele era o grande herói e o mais moderno. Acompanhava pelos quadrinhos. Tínhamos edições quinzenais. Eu pedia ao jornaleiro para que separasse para mim e eu ia lá pegar toda vez. Sou um grande fã”, comentou.

Já o jovem Pedro De Matre, de 22 anos, é fã do herói, porém através da televisão e de filmes. “Apesar de ser fã dos filmes do Batman, eu nunca tinha parado para ver os quadrinhos. É interessante ver o início aqui. Vi o material que originou tudo”, ressaltou.

Foi em 2005, 66 anos após os primeiros quadrinhos do homem-morcego, que o diretor Cristopher Nolan quis levar às telonas o begin, o início, da lenda do Batman. Aos apaixonados pelo super-herói ou àqueles fãs do cinema, vale a pena conferir o longa-metragem e, é claro, ter visitado a galeria, que se tornou um bat-local!

Nenhum comentário:

Postar um comentário