domingo, 11 de outubro de 2009

O personagem mais brasileiro da Walt Disney no traço de Canini

Não há como passar em frente aos trabalhos de Renato Canini sem ser atraído pelo brasileiríssimo personagem da Disney, Zé Carioca. Criado no início da década de 1940, o personagem foi desenhado pelos estúdios Walt Disney a partir de uma turnê realizada pela América Latina em busca de aliados durante a Segunda Grande Guerra. O então desenhista da Disney teria se apaixonado pelo Rio de Janeiro, decidindo criar um personagem que simbolizasse o estado.

Mas a figura de Zé Carioca não representava bem o “espírito” do carioca que andava pelas ruas do Rio de Janeiro. Trajando terno e gravata e portando sempre um guarda-chuva à mão, Zé se parecia mais com um cidadão americano.

Foi na década de 1970 que o personagem recebeu características realmente abrasileiradas. E o responsável por essa mudança foi o ilustrador Renato Canini, um gaúcho que, na Editora Abril, desenvolveu um Zé Carioca inspirado nos morros do Rio de Janeiro, substituiu o paletó e a gravata-borboleta por uma camiseta e passou a ambientar as histórias vividas pelo personagem nos morros e campos de futebol, sempre regrados a uma boa feijoada.

A partir da versão de Canini do personagem, Canini ficou conhecido como o “Pai do Zé Carioca” e foi consagrado como um dos “Mestres Disney Internacionais”.

O personagem ganhou destaque na exposição de Canini, e quem passa por lá faz questão de registrar com uma fotografia em frente ao painel do personagem mais brasileiro da Walt Disney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário