Não há como passar em frente aos trabalhos de Renato Canini sem ser atraído pelo brasileiríssimo personagem da Disney, Zé Carioca. Criado no início da década de 1940, o personagem foi desenhado pelos estúdios Walt Disney a partir de uma turnê realizada pela América Latina em busca de aliados durante a Segunda Grande Guerra. O então desenhista da Disney teria se apaixonado pelo Rio de Janeiro, decidindo criar um personagem que simbolizasse o estado.
Mas a figura de Zé Carioca não representava bem o “espírito” do carioca que andava pelas ruas do Rio de Janeiro. Trajando terno e gravata e portando sempre um guarda-chuva à mão, Zé se parecia mais com um cidadão americano.
Foi na década de 1970 que o personagem recebeu características realmente abrasileiradas. E o responsável por essa mudança foi o ilustrador Renato Canini, um gaúcho que, na Editora Abril, desenvolveu um Zé Carioca inspirado nos morros do Rio de Janeiro, substituiu o paletó e a gravata-borboleta por uma camiseta e passou a ambientar as histórias vividas pelo personagem nos morros e campos de futebol, sempre regrados a uma boa feijoada.
A partir da versão de Canini do personagem, Canini ficou conhecido como o “Pai do Zé Carioca” e foi consagrado como um dos “Mestres Disney Internacionais”.
O personagem ganhou destaque na exposição de Canini, e quem passa por lá faz questão de registrar com uma fotografia em frente ao painel do personagem mais brasileiro da Walt Disney.
Nenhum comentário:
Postar um comentário