domingo, 11 de outubro de 2009

É tudo a mesma coisa?


O que seria exatamente quadrinhos? Será que história em quadrinhos, quadrinhos, gibi, HQ. É tudo a mesma coisa?

 

Quadrinhos é arte de contar uma historia a partir de desenhos em seqüência (arte seqüencial, definição criada por Will Einsner).

 

Na exposição no Palácio das Artes e Parque Municipal, há tantas coisas mescladas, que o visitante pode se deparar com quadrinhos de vários formatos, mas é necessário lembrar que cada um tem sua característica e objetivos diferentes. Dentro dessa arte de construir histórias a partir da fusão de texto e desenhos, existem vários estilos de publicação, sendo que em muitos a presença do texto não é de importância vital.

 

Conheça algumas das classificações que o gênero “quadrinhos” pode ter: 

 

Cartoon é como se fosse um rascunho do artista. Geralmente é um desenho humorístico ou com teor critico a algum aspecto da sociedade. Podem ou não ter texto. 

 

Tira é uma pequena e breve história em quadros, geralmente tem publicação periódica num jornal. 

 

Graphic novel ou romance gráfico é uma narrativa com enredo longo e complexo. Podem ser aplicados para publicação em livro. Geralmente é uma publicação mais luxuosa e com qualidade superior aos quadrinhos diários, freqüentemente direcionados ao público adulto. 

 

Webcomics são historia em quadrinhos publicados na internet. Podem também ser impressas, mas sua origem é online. Os webcomics passaram a ser produzidos em formato de graphic novel e tiras diárias. 

 

Storyboards é também uma arte seqüencial, na verdade é um esboço ou versão impressa de uma cena animada ou cena de um filme. Os stotyboards não possuem balões de fala e sua produção não visa a publicação e venda da história. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário