quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Chuva forte na capital afeta stands do FIQ

O temporal que atingiu Belo Horizonte na noite desta quarta-feia, dia 7 de outubro, foi causa de vários pontos de alagamento em na cidade e na região metropolitana. De acordo com matéria publicada no Hoje em Dia, em apenas uma hora, a capital recebeu metade das chuvas previstas para todo o mês de outubro.

O FIQ continua com sua programação, mas parte dela não escapou dos danos causados pela chuva forte. Os stands do festival só foram abertos por volta das 17:30, atrasando lançamentos de publicações, como a "Shenzhen" de Guy Delisle, que estavam marcados para as 16:00.

De acordo com Afonso Andrade, curador da sexta edição do FIQ, não houve prejuízos para o festival e para sua organização. "A cidade está destruída, o que houve aqui não foi nada perto disso", afirma o curador. Os maiores danos causados pela água ocorreram na parte comercial, que teve de ser transferida hoje, ocasionando o atraso na abertura dos stands.

O stand Cia. das Letrinhas perdeu cerca de 40 livros e demais publicações por causa da chuva. "Choveu demais. A água começou a entrar pelas divisórias como enxurrada. Dá para perceber o carpete meio molhado até agora", conta Valdir da Costa Júnior, funcionário do stand.

A maior perda de material aconteceu no stand da Livraria Leitura. Gustavo Mascarenhas, um dos funcionários que ajudou a salvar parte do material da Leitura, acredita que a perda poderia ter sido muito maior. "Pelo volume de água que caiu, até que foram poucos danos", completa. Gustavo conta, ainda, que só foi possível salvar a maior parte do estoque porque os funcionários dos demais stands ajudaram.


Parte do material danificado da Leitura, colocado do lado de fora do stand.

Nenhum comentário:

Postar um comentário