quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ir às compras com ironia e humor na carteira

O Supermarché Ferraille ou o supermercado Ferraille que já foi citado algumas vezes no blog é um projeto de cartunistas da Requins Marteux que nasceu em 2002 a pedido do Festival de Angoulême. A proposta desse maluco mercadinho é de provocar e instigar o consumidor, vendendo produtos vazios que só possuem valor a partir das mensagens criadas pelos cartunistas nas embalagens de cada parafernalha.
As mensagens são, em maioria, muito atrativas e engraçadas, são produtos que se realmente existissem não teriam eficiência prática, mas ironicamente funcionariam perfeitamente. Como é o caso do "Kit maria chuteira" que contém esperma de jogador de futebol para aquelas mocinhas, em geral lindas, mas bastante oportunistas. Além de muitas outras críticas a elementos da nossa sociedade.

Para que a venda desses produtos seja satisfatória para os "donos" da rede Ferraille (Cizo, Winshluss e Felder), a participação dos funcionários é importantíssima. Eles precisam ter bastante senso de humor e inteligência no momento da venda, para tornar a exposição simpática.

Segundo os desenhistas o Supermercado Ferraille era um projeto destinado somente a países de língua francesa, entretanto a oportunidade de criar esse produto no Brasil tornou se excitante, já que são novos produtos adaptados para uma cultura que eles pouco conhecem, e isso se converte em um processo genial de descobertas.

De acordo com os cartunistas, a participação de artistas brasileiros é indispensável na constituição dos supermercados para que sejam apagadas as visões errôneas que os franceses possuem de nossa cultura e que se evitem os excessos de caricatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário